renovação

Inadiável

Cultura de oração

As paróquias em dinâmica de Renovação Inadiável percebem que os seus membros, e a cultura por eles gerada, podem proporcionar um ambiente eficaz para responder à questão: Como é que nos ajudamos mutuamente a ser discípulos de Jesus Cristo? Quando uma comunidade se centra na sua missão (fazer discípulos), a vida espiritual começa a germinar e a florescer. E os frutos são contagiosos! A comunidade que procura incrementar a vida espiritual dos seus paroquianos sente necessidade de uma forte aposta na cultura de oração e vida espiritual.

«É uma paróquia verdadeiramente ativa, há muita participação, há muitos grupos em movimento e muito compromisso. Eu diria que é uma comunidade bastante orante. Creio que é disso que se apercebem os novos membros. Há um bom clima no ambiente. E creio que vem da relação da nossa gente com o Senhor que pouco a pouco se vai difundindo pela atmosfera», refere um dos párocos, no inquérito efetuado a 244 paróquias católicas dos Estados Unidos da América. 

A Renovação Inadiável implica o desejo profundo de experimentar Deus, pelo que a oração se torna um assunto essencial. William E. Simon Jr., o responsável pelo inquérito, lembra que «um núcleo de pessoas que manifestem força e perseverança na oração pode fazer muito para que se produza um ambiente orante na paróquia». 

Entre outros frutos, implementar a cultura de oração proporciona uma renovada aproximação ao estudo bíblico, ao sacramento da reconciliação, à adoração eucarística, à oração contemplativa. Até a maneira como se vive em comunidade é transformada.

Um pouco de história…

A jornada de formação promovida pelo Arciprestado de Braga, para assinalar o início de cada ano pastoral, começou, em 2008, de 6 a 10 de outubro, no Auditório Vita, com a primeira Semana Bíblica: «Bé-á-bá da Bíblia». Outras temáticas bíblicas prolongaram-se até à décima edição, entre os dias 2 e 5 de outubro de 2017. Os orientadores foram os padres João Alberto de Sousa Correia e Hermenegildo José das Neves Faria (na altura, eram ambos párocos no arciprestado de Braga).

Após dez anos de formação bíblica, decidimos dedicar a jornada à reflexão pastoral a partir do ‘sonho’ missionário do Papa Francisco, a Renovação Inadiável. Em 2018, realizamos a primeira semana da Renovação Inadiável: «Ide e fazei discípulos», entre os dias 8 e 11 de outubro. Este ciclo foi interrompido pela pandemia (em 2020, não aconteceu a terceira edição das jornadas de reflexão pastoral).

As duas primeiras edições tiveram continuidade com uma formação sobre liderança, em parceria com a Universidade Católica; depois, com encontros mensais, na primeira quarta-feira do mês, das 21h às 22h30, também no auditório do Campus Camões, Universidade Católica Portuguesa.

Agora, em 2021, vamos (re)iniciar um novo ciclo dedicado à temática da oração, pilar essencial da Renovação Inadiável. Inovamos também na modalidade de participação: presença física no auditório do Espaço Vita ou online pela plataforma ZOOM; em ambos os casos é necessário fazer a inscrição (gratuita)

organização:

Apoios: